São desenvolvidos dois programas sociais fundamentados em ações socioeducativas, culturais e profissionais, com objetivo de fortalecer as relações familiares, educacionais e sociais, capacitando também para a inserção no mercado de trabalho remunerado, em conformidade com a Lei da Aprendizagem - Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000.
PROGRAMA “SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS”
Este programa visa estimular a socialização, promover o respeito à diversidade humana e ao meio ambiente, além de cultivar habilidades como trabalho em equipe. Despertar o interesse pela leitura, escrita e raciocínio lógico, provocando reflexões sobre temas contemporâneos, culturais e sociais. A meta é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, integrados à sociedade, com visão de mundo e protagonismo em seu meio familiar e social.
Este programa é desenvolvido de 3º feira à 6º feira, sempre no contraturno escolar (turma 1 no período da manhã das 8:30h às 12h, e turma 2 no período da tarde das 13:30h às 16h), com atividades que incluem:
Rodas de conversas socioeducativas em temas como Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Relacionamento Interpessoal, Comportamento Social e Familiar, Atualidades no Brasil e no Mundo, Comunicação, Linguagem, Redação e Oratória, Raciocínio Lógico, Mercado de Trabalho e Inovações Tecnológicas;
Passeios culturais;
Acompanhamento escolar;
Oficinas de idiomas (Espanhol), Informática, Teatro, Desenho, Artesanato, Dança Urbana, Recreação;
Palestras sobre Segurança Pessoal e Pública, Tabagismo e Drogas Lícitas e Ilícitas, Saúde Sexual, Segurança Digital;
Atividades para desenvolvimento psicossocial;
Acompanhamento psicossocial e psicológico para os adolescentes e seus familiares.
Este programa é estruturado em duas etapas distintas:
Etapa 1 – Iniciante: Aqui, o jovem entra na Guarda Mirim e participa de oficinas desenvolvidas de maneira lúdica. Recebe orientações fundamentais sobre cuidados pessoais, higiene, saúde, alimentação, respeito, linguagem, comportamento e relacionamento interpessoal.
Etapa 2 – Aspirante: O avanço pessoal observado durante as oficinas iniciais permite a progressão para a Etapa 2. Nesta fase, os temas abordados anteriormente são aprofundados e novos conteúdos são introduzidos com o objetivo específico de preparar o jovem para ingressar no Programa Jovem Aprendiz.
Programa "Jovem Aprendiz"
PORTARIA MTE Nº 3872, de 21 de dezembro de 2023
O objetivo primordial é a formação integral dos adolescentes, fortalecendo suas relações familiares, educacionais e sociais, e prepará-los para ser cidadãos e profissionais comprometidos com a excelência de suas ações e a qualidade do trabalho desenvolvido, cientes do impacto de seu papel na sociedade.
Por meio do ASPH e das características específicas deste programa, como o protagonismo juvenil, social e econômico, além da adoção de atitudes éticas e sustentáveis, promoção do desenvolvimento de novos comportamentos e a convergência dessas ações para que os benefícios se complementem, indo além do mero cumprimento da legislação, o foco está em propiciar o alcançe do patamar das ações de responsabilidade social e promoção da cidadania, com desenvolvimento e oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
Este programa qualifica os participantes em cinco CBOs (Classificação Brasileira de Ocupações) simultâneamente:
4110-05 – Auxiliar de Escritório
4110-10 – Assistente Administrativo
4110-30 - Auxiliar de Pessoal
4141-05 - Auxiliar de Almoxarifado
4221-05 - Recepcionista, em geral
O curso " Serviços Administrativos - Arco Ocupacional"
O programa de curso é dividido em 2 etapas concomitantes:
ETAPA TEÓRICA:
total de 414 h/a;
28 componentes curriculares distribuídos ao longo de 4 módulos teóricos;
4 módulos teóricos, com duração de 16 meses (69 semanas letivas) denominados: Inicial, I, II e III, realizados presencialmente na Sede do ASPH;
Módulo Teórico Inicial (42h): realizado durante 7 dias letivos anteriores ao início das atividades práticas;
Módulos Teóricos I, II e III: aulas ocorrem uma vez por semana, com duração de 6 horas/ dia.
ETAPA PRÁTICA PROFISSIONAL:
total de 1596h de atividades práticas;
16 meses de atividades práticas: realizadas em ambiente profissional, ocorrendo de forma concomitante ao desenvolvimento dos módulos teóricos.